sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre o novo calendário acadêmico da UESB

Ééé... começo a pensar e me preparar psicologicamente para o semestre letivo 2012.2.

Isso tudo porque foi aprovado o calendário dos semestres 2012.1 e 2012.2. Mas você pode até perguntar: "Vocês ainda vão pro primeiro semestre de 2012?" E a minha resposta é SIM! 
Para esclarecer melhor, ano passado vivenciamos uma greve na UESB de longos 3 meses e que acabou prejudicando os discentes (Ahh tudo bem, a greve foi estudantil também). Pois bem, o fato é que apesar da greve ser docente e discente ao mesmo tempo, as consequências dessa greve só sobra pra quem? Nós, reles acadêmicos mortais que ficamos doidos com tanta coisa pra fazer. O atraso no semestre e a prorrogação do fim deste ultimo semestre (2011.2) foram uma das piores coisas que aconteceram nesta curta e já cansativa vida acadêmica.

Analisando a primeira parte do calendário 2012 não há muita coisa a ser falada. Tirando a quase uma inexistência total de feriados (mas isso não é culpa da UESB). Mas o ponto de maior destaque nesta parte é: São João só terá sábado e domingo de folga? (acredito muito nisso não).

O pior começa agora:

A parte azulada contida em todo o mês de janeiro representa férias docentes. Isso mesmo, docentes! É incrível que somente os professores tiram férias né?
Porém, minha reclamação não é sobre a nomenclatura das férias, e sim sobre a quebra de um semestre. Já vivenciamos isso neste semestre 2011.2 e não foi nada agradável para ninguém (ou pelo menos acho que não foi agradável pra ninguém).
A quebra do semestre, pra mim, é pior do que passar 3 meses de greve e atrasando o curso. O que acontece é que começamos o semestre normalmente, temos uma pausa de mais e um mês - contando com o recesso natalino e ano novo - e perdemos todo o ritmo para prosseguir. Acontecendo isso sofremos um acúmulo em que TODOS os professores passam trabalhos, provas, fichamentos, resumos, projetos e resenhas tudo na mesma época. Já fiz um comentário desse período que você pode ler aqui e por isso digo que um déjà vu está por vim.

O fato é, temos que acatar a decisão não né? Apesar de insatisfeitos =/


PS: As férias chegou \o/ 3 semanas mas já da pra descansar bastante. Com isso, pretendo voltar as atualizações do blog. Até a próxima postagem =)

0 comentários:

Postar um comentário

Todos os comentários necessitam de aprovação!

- Sugestões, críticas e/ou elogios escreva para: geografandoemfoco@gmail.com
- Siga no Twitter: @GeoemFOCO ou @Italocvs